Busão 0800
O transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte está cada dia pior. O modelo de financiamento chegou ao limite: o sistema piora a olhos vistos e, ainda assim, a prefeitura tem que entrar com um subsídio de R$500 milhões. Já passou da hora de mudar!
Lançamos um Projeto de Lei que visa solucionar esse problema. A proposta foi cuidadosamente elaborada por movimentos sociais e pesquisadores – e assinada por mais de 40 entidades. O objetivo é mudar a forma de contribuição das empresas, aproximando-se de modelos referenciados internacionalmente, como aquele utilizado na França.
Os cálculos demonstram a viabilidade de financiar todo o sistema, tornando Belo Horizonte a primeira capital brasileira a ter Busão 0800. A proposta apresenta a substituição do Vale-Transporte por uma taxa para entidades empregadoras localizadas no município, e está estipulada em R$172,15 por mês por funcionário empregado, um valor menor que o atual custo de vale-transporte para 90% das empresas belo-horizontinas. As micro e pequenas empresas estarão isentas da taxa.
Chegou a hora de mobilizar pelo Projeto de Lei. Em breve o PL começará a tramitar na Câmara e vamos precisar da pressão de cada pessoa de BH para que essa ideia não seja engavetada. Queremos criar um movimento histórico pela implementação da Tarifa Zero! Entre agora para nossa comunidade de ativistas, receba alertas sobre como agir e nos ajude a fazer com que BH se torne a primeira capital do país com Tarifa Zero implementada!
Conheça a campanha Busão 0800!
Um projeto de lei pode fazer de Belo Horizonte a primeira capital brasileira com transporte público gratuito para todas as pessoas. Mas para isso sair do papel, vamos precisar do apoio de muita gente!