Internet Segura

Os brasileiros passam boa parte do tempo navegando pela internet - em especial, pelas redes sociais. E nos últimos tempos temos visto cada vez mais que essa prática tem tudo a ver com a segurança da nossa família. Um exemplo disso são os ataques recentes às escolas, que deixam claro que as redes são uma terra sem lei! Mas uma solução para isso está sendo pensada: o Projeto de Lei 2630/2020 está prestes a ser votado e pretende regular e criar um uso responsável das redes sociais.

Diferente de outros países, o Brasil ainda não tem uma legislação que regule os limites e responsabilidades das empresas proprietárias dessas redes. Na prática, crimes de diversos tipos cometidos ou articulados virtualmente dependem da boa vontade dos empresários para serem identificados, prevenidos e enfrentados. Mas a segurança das nossas crianças e adolescentes não pode ficar na mão deles, que seguem se recusando a remover perfis mesmo quando fazem nítida apologia a crimes.

O PL 2630, que ficou conhecido como PL das Fake News, vai muito além do combate à desinformação. Ao regular o que é postado nas redes sociais, é possível ter mais controle sobre o que pode se tornar incitação a crimes. O Projeto será votado na terça-feira, dia 2, mas ainda encontra resistência por parte de alguns parlamentares. Os conservadores dizem que regular é uma forma de censurar e a pressão por parte dos empresários contra o projeto é grande. Por isso, precisamos usar nossa voz como ferramenta de pressão. Temos que ser muitos e muitas falando com os parlamentares contrários ao PL com um único pedido: precisamos regular as redes para proteger nossas crianças! É absolutamente necessária a criação de um órgão regulador independente e autônomo já!

E você, está do lado das empresas ou das crianças e adolescentes de todo o Brasil? Envie agora o seu recado para os parlamentares pedindo a aprovação do PL 2630. Precisamos de uma internet mais segura para todos os brasileiros e brasileiras e não podemos deixar essa chance passar. Temos poucos dias. Pressione agora!

Conheça a campanha Internet Segura: redes seguras, crianças protegidas!

SAIBA MAIS