A Eleição do Ano

Precisamos prestar muita atenção ao processo de escolha dos Conselhos Tutelares. Em todos os municípios brasileiros, quem ocupa esse órgão é responsável por agir em defesa da criança e do adolescente diante de qualquer omissão da família ou do Estado. É uma missão fundamental para a efetivação de direitos! E mesmo assim, a população brasileira não participa massivamente da escolha destes conselheiros e conselheiras.

Para virar esse jogo, A Eleição do Ano reuniu candidaturas ao Conselho Tutelar comprometidas com princípios que respondem a questões urgentes do Brasil hoje, como o combate à intolerância religiosa, o respeito aos direitos reprodutivos de crianças e jovens vítimas de violência sexual e o respeito às famílias LGBT+. E chegamos longe: foram 2.521 candidaturas cadastradas, em 753 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais! 

Mais de 82 mil pessoas encontraram aqui candidatos e candidatas alinhados ao ECA em quem votar na sua cidade. Foram mais de 332 mil eleitores e eleitoras chegando junto. Sim, a plataforma bombou! E se tornou uma ferramenta que facilitou e incentivou a participação do eleitorado no dia 1º de outubro.

Segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, o comparecimento nas urnas aumentou em 25%. Celebramos muito este índice! Passado o período eleitoral, nós, a sociedade, temos novos desafios: acompanhar, monitorar e fiscalizar o trabalho dos Conselhos Tutelares na prática; qualificar os dados relativos à eleição; seguir mobilizando e articulando pela melhoria das políticas públicas para a infância e juventude.

Essa campanha foi histórica, de emocionar. Aqui no NOSSAS a gente pode te avisar sobre novas oportunidades de mobilização, por justiça climática, social, racial e de gênero. Juntas e juntos a gente fortalece a democracia brasileira! Junte-se a nós, clicando aqui.

Conheça a campanha A eleição do ano!

SAIBA MAIS